CRIADOURO AMAZONA ZOOTECH

Amazona Zootech surgiu em 1996, quando o ainda estudante de zootecnia Renato Severi Costa, projetava a criação de psitacídeos com o apoio do Prof. Dr. José Mauricio Barbanti Duarte.


A princípio o criadouro seria destinado apenas a reprodução de Amazona aestiva aestiva, e uma carta consulta foi elaborada e enviada para o IBAMA do Estado de São Paulo. Com a aprovação da carta consulta, começou a elaboração do projeto para 40 casais de Papagaio Verdadeiro. O projeto constava 40 viveiros de reprodução, 1 sala de quarentena, 1 sala de veterinária, 1 cozinha e 1 viveiro coletivo.

Com as portarias 117 e 118, que foram implantadas em 15 de outubro de 1997, estava legalmente constituído o Criadouro Amazona Zootech, que teve com o já zootecnista Renato Severi Costa, a construção das instalações em uma área de 15 alqueires no município de Mogi das Cruzes.

Com a constituição legal o Criadouro Amazona Zootech passa a ser o primeiro criadouro comercial no Estado de São Paulo, o quarto do Brasil, e as primeiras aves chegam e conseqüentemente a formação do plantel reprodutivo é iniciada.

Em 1999 nascem os primeiros filhotes de Amazona aestiva aestiva.

Com a evolução do mercado e das técnicas reprodutivas, o criadouro Amazona Zootech passa a receber outras espécies de psitacídeos, como Ara macao, Guaruba guarouba e outras espécies de Amazona.

A aquisição de novas espécies fez com que o criadouro aumentasse suas instalações, onde passou a ter 4 salas de quarentena, viveiros suspensos, viveiros para araras.
Em 2003 o criadouro tem uma nova casa, toda a criação passa para uma área de 20 mil metros quadrados no município de Cotia e o número de casais de Amazona aestiva chega a 100 casais, além de casais de espécies como Amazona ochrocephala xantholaena, Amazona ochrocephala ochrocephala, Amazona farinosa, Amazona festiva, o que o torna mais especializado na criação do gênero Amazona.

Com um mercado cada fez mais exigente, a Amazona Zootech desenvolve o projeto Papagaio Legal, que tem a finalidade de constituir um padrão para as aves vendidas e a formulação de um manual técnico de cuidados com as aves.

O criadouro Amazona Zootech é hoje uma das referências na criação de psitacídeos e na importação e exportação de animais vivos. Amazona Zootech foi a responsavel pela reabertura das importação de forma comercial, sendo durante os primeiros anos o único importador a fazer mensamente importações dos mais diferentes espécies de Psitacídeos e passeriformes. Venha fazer você parte desta história.